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Amapá

O contexto para o nascimento do Senac se configurou na esteira dos esforços de reconstrução econômica do Brasil, após o término da II Guerra Mundial e o fim do Estado Novo. Quando tais fatos alteraram o foco da política social e econômica do país, a representatividade das classes trabalhadoras e empresariais tomaram força, resultando na fundação, em 04 de setembro de 1945, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entidade máxima do empresariado comercial brasileiro.

Em 1946, a CNC instituiu seu próprio sistema de desenvolvimento social, criando o Senac, e, logo depois, o Serviço Social do Comércio (Sesc). Estas três entidades formam, atualmente, um dos maiores sistemas de desenvolvimento social de todo o mundo: CNC/Sesc/Senac.

  • 1946

    1946 - Nasce o SENAC

    Nasce o Senac

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi criado em 10 de janeiro de 1946, no Decreto-Lei 8.621. A partir do ano seguinte, o Senac passou a desenvolver um trabalho até então inovador no país: oferecer, em larga escala, educação profissional destinada à formação e à preparação de trabalhadores para o comércio. Na mesma data de sua criação foi promulgado o Decreto-Lei 8.622, que dispõe sobre a atuação da Instituição na aprendizagem comercial. Em 5 de dezembro de 1967, foi aprovado o Regulamento do Senac, por meio do Decreto nº 61.843, complementado por alterações instituídas via Decreto nº 5.728, de 16 de março de 2006.

  • 1969

    1969 - Mudança de marca

    Mudança de Marca

    Mudança de Marca em 1969.

  • 1974

    1974 - Início das atividades

    Início das Atividades

    Em 14 de dezembro o SENAC iniciou suas atividades na condição de Delegacia Executiva.

  • 1979

    1979 - Início das atividades

    Lançada a pedra fundamental

    Lançada a pedra fundamental para a construção da sede própria, localizada na Avenida Henrique Galúcio, número 1999, bairro Santa Rita, na época, bairro da CEA.

  • 1981

    1981 - Inaugurado o Senac

    Inaugurado o Senac

    Inaugurado o Senac. O início a uma nova fase.

  • 1993

    1993 - Ampliação estrutural

    Ampliação estrutural

    Acontece a primeira ampliação estrutural, novas salas de aula e salas administrativas. O Senac é dotado de novos e modernos equipamentos, inserindo-se na era digital e ampliando a oferta de cursos.

  • 1998

    1998 - Departamento Regional do Amapá

    Departamento Regional do Amapá

    Em 1º de julho o Senac Amapá foi elevado à categoria de Departamento Regional, por meio da Resolução SENAC nº 714, de 1997. No mesmo período, foi instalado o Conselho Regional do Senac, que é o órgão responsável por deliberar sobre a administração regional.

  • 2004

    2004 - Reforma da Unidade Móvel

    Reforma da Unidade Móvel

    Reforma da unidade móvel que hoje atende o segmento de informática, um espaço moderno que possibilita a instituição levar educação profissional além de seus limites físicos.

  • 2008

    2008 - Inauguração do Senac Santana

    Inauguração do Senac Santana

    Em abril foi inauguração do Senac no município de Santana. O Departamento Nacional aprovou o projeto de reforma e ampliação do Centro de Educação Profissional de Macapá, uma área com 3.950 metros quadrados.

  • 2012

    2012 - Nova Marca

    Nova Marca

    O Senac lança sua nova marca, com o desafio de comunicar os valores, a missão e a visão da instituição.

  • 2014

    2014 - 40 anos do Senac Amapá

    40 anos do Senac Amapá

    O Senac Amapá comemorou 40 anos.

  • 2016

    2016 - 70 anos do Senac Nacional

    70 anos do Senac Nacional

    Em janeiro de 2016 o Senac Comemorou 70 anos.

  • 2016

    2016 - Inauguração do CEP Macapá

    Inauguração do Centro de Educação Profissional de Macapá

    Em junho inauguração do Centro de Educação Profissional de Macapá.

  • 2017

    2017 - 1ª Semana de Enfermagem

    1ª Semana de Enfermagem

    1ª Semana de Enfermagem.





VEJA A EVOLUÇÃO DA MARCA SENAC

A evolução da marca do SENAC

Por sua fácil pronúncia e assimilação, a sigla Senac adquiriu, desde então, o caráter de “nome da Instituição”. A primeira marca apresentava a sigla inserida sobre o mapa do Brasil e circundada pelo slogan: “Do comércio, pelo comércio, para o progresso”.

O primeiro símbolo gráfico da Instituição trazia, assim, um tom nacionalista característico da época e figurativamente remetia a um distintivo escolar, na proposta de “Serviço Nacional de Aprendizagem”.

Em 1969, o símbolo foi revisto, optando-se por uma solução abstrata, baseada na tese de que ‘qualquer forma suficientemente particular e simples fica impregnada do significado que representa’. Ficou estabelecida a permanência da sigla como parte integrante do símbolo.

A fim de unificar e fortalecer sua imagem nacional, em 2012 o Senac lança sua nova marca. Com o desafio de comunicar os valores, a missão e a visão da Instituição, o desenvolvimento objetivou: (a) fortalecer o reconhecimento federativo, uniformizando a marca em todo o território nacional; (b) transmitir os conceitos de modernidade e inovação.



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