O contexto para o nascimento do Senac se configurou na esteira dos esforços de reconstrução econômica do Brasil, após o término da II Guerra Mundial e o fim do Estado Novo. Quando tais fatos alteraram o foco da política social e econômica do país, a representatividade das classes trabalhadoras e empresariais tomaram força, resultando na fundação, em 04 de setembro de 1945, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entidade máxima do empresariado comercial brasileiro.
Em 1946, a CNC instituiu seu próprio sistema de desenvolvimento social, criando o Senac, e, logo depois, o Serviço Social do Comércio (Sesc). Estas três entidades formam, atualmente, um dos maiores sistemas de desenvolvimento social de todo o mundo: CNC/Sesc/Senac.
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1946
Nasce o Senac
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi criado em 10 de janeiro de 1946, no Decreto-Lei 8.621. A partir do ano seguinte, o Senac passou a desenvolver um trabalho até então inovador no país: oferecer, em larga escala, educação profissional destinada à formação e à preparação de trabalhadores para o comércio. Na mesma data de sua criação foi promulgado o Decreto-Lei 8.622, que dispõe sobre a atuação da Instituição na aprendizagem comercial. Em 5 de dezembro de 1967, foi aprovado o Regulamento do Senac, por meio do Decreto nº 61.843, complementado por alterações instituídas via Decreto nº 5.728, de 16 de março de 2006.
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1969
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1974
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1979
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1981
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1993
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1998
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2004
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2008
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2012
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2014
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2016
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2016
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2017
VEJA A EVOLUÇÃO DA MARCA SENAC
Por sua fácil pronúncia e assimilação, a sigla Senac adquiriu, desde então, o caráter de “nome da Instituição”. A primeira marca apresentava a sigla inserida sobre o mapa do Brasil e circundada pelo slogan: “Do comércio, pelo comércio, para o progresso”.
O primeiro símbolo gráfico da Instituição trazia, assim, um tom nacionalista característico da época e figurativamente remetia a um distintivo escolar, na proposta de “Serviço Nacional de Aprendizagem”.
Em 1969, o símbolo foi revisto, optando-se por uma solução abstrata, baseada na tese de que ‘qualquer forma suficientemente particular e simples fica impregnada do significado que representa’. Ficou estabelecida a permanência da sigla como parte integrante do símbolo.
A fim de unificar e fortalecer sua imagem nacional, em 2012 o Senac lança sua nova marca. Com o desafio de comunicar os valores, a missão e a visão da Instituição, o desenvolvimento objetivou: (a) fortalecer o reconhecimento federativo, uniformizando a marca em todo o território nacional; (b) transmitir os conceitos de modernidade e inovação.