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Acessando a Agenda de Cursos do site, que informa as datas dos próximos cursos com matrículas abertas. Clicando no título de seu interesse, você poderá conferir detalhes como: perfil, período, local, requisitos, valor de investimento, facilidades de pagamento e outras informações importantes.
Se o seu interesse é por cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), acesse o Portal Senac EAD e confira os títulos ofertados para os polos do Amapá.
Se você está interessado (a) em um curso presencial, após acessar no site a Agenda de Cursos e observar o valor do investimento, requisitos e outros detalhes, será a hora de dirigir-se a secretaria da unidade do Senac onde o curso ocorrerá para realizar a matrícula pessoalmente.
Se o seu interesse é por cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), acesse o Portal Senac EAD.
Acesse a área Para Você > Cursos e confira o portfólio completo de cursos do Senac no Amapá. Ao encontrar o curso que procura, veja os detalhes e preencha o campo Estou Interessado e cadastre-se para ser informado pela central de atendimentos quando houver nova turma. Caso não encontre o curso desejado, contate a Central de Atendimentos do Senac/AP pelo telefone 3214-4106 ou e-mail atendimento@ap.senac.br.
Você deve procurar a secretaria da unidade Senac/AP onde ocorreu o curso. Contudo é importante ressaltar que, para cadastro no Banco de Oportunidades, o aluno não precisa esperar o certificado, pois a conclusão do curso poderá ser atestada no sistema de dados do Senac.
Sim, o Senac oferece Educação a Distância (EAD). São cursos livres, cursos técnicos e cursos de pós-graduação lato sensu ofertados para os polos do Amapá. Informações sobre os cursos disponíveis e condições de inscrição, como preço, formas de pagamento e requisitos, podem ser obtidas no Portal Senac EAD. O Amapá é um dos polos da Rede Senac EAD, uma rede nacional coordenada pelos Departamentos Regionais sede: São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Não. Cursos Técnicos e Cursos de Pós-Graduação têm a carga horária dividida entre aulas no ambiente virtual e momentos presenciais, no polo do regional, com a presença de um tutor. Já os Cursos Livres são totalmente online, com aulas no ambiente virtual, onde o aluno tem a flexibilidade e autonomia de estudar de acordo com sua disponibilidade e horário, seguindo os prazos estabelecidos nas informações do curso.
Sim. O Senac/AP possibilita pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino a distância, com momentos presenciais no polo regional. Os cursos de especialização disponíveis nos polos do Amapá podem ser conferidos no Portal Senac EAD e não são totalmente a distância, pois é necessário que o aluno compareça ao polo escolhido uma vez por semestre para realização da avaliação.
Cursos de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, relativos à educação não formal, com duração variável. São destinados à capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização em todos os níveis de escolaridade. Além do objetivo de qualificar para o trabalho, também se propõem a elevar o nível de escolaridade do trabalhador e desenvolver aptidões para a vida produtiva e social.
São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam um curso técnico. O diploma do curso técnico é expedido para alunos concluintes, que apresentem o documento do Ensino Médio. é preciso verificar o pré-requisito na ficha do curso desejado, pois cada habilitação, qualificação ou especialização requer especificidade com relação à idade e escolaridade mínimas.
Não. O Senac é uma instituição de educação profissional de direito privado. No entanto, alinhado ao seu objetivo estratégico de promover a inclusão social por meio da formação, o Senac realiza cursos gratuitos para pessoas de baixa renda, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é uma ação de inclusão social do Senac que disponibiliza vagas gratuitas em cursos da Instituição para pessoas de baixa renda. As vagas são em cursos de Formação Inicial e Continuada (Aprendizagem, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento e Programas Instrumentais) e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Qualificação Técnica e Habilitação Profissional).
O Programa foi criado por meio do Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008, sendo implementado a partir de 2009.
As vagas em cursos do Senac/AP pelo PSG são informadas ao público através de editais, publicados no site institucional periodicamente.
Acesse a área Para Você > Programa Senac de Gratuidade (PSG), onde você encontrará os editais das seleções abertas, nos quais consta a lista de cursos com vagas gratuitas, bem como períodos, locais, requisitos de acesso e documentação exigida.
O PSG foi criado para atender as necessidades da população de baixa renda. Ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal, por pessoa, não ultrapasse dois salários mínimos federais. Poderá se inscrever o candidato que atenda a condição de aluno matriculado ou que concluiu a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. é importante dizer que aos que atenderem as duas condições: aluno e trabalhador serão priorizados.
Sim. Existe uma seleção baseada em critérios que atendem à legislação da educação profissional e aos requisitos de acesso exigidos pelo Senac para ingresso no curso escolhido. A aprovação no processo seletivo obedece os seguintes critérios: ordem de inscrição, baixa renda e apresentação dos documentos exigidos para a matrícula.
As vagas são preenchidas pela ordem de realização da inscrição, até o atingimento do limite de vagas. A ficha de inscrição somente é liberada no site no horário indicado no edital da seleção, garantindo assim que todos tenham acesso somente a partir da mesma hora. As inscrições que ultrapassarem o limite de vagas serão consideradas em lista de espera/cadastro de reserva.
Para chegar à renda familiar per capita (por pessoa), some todas as rendas da família (salários + pensões + aposentadorias + aluguéis + outros rendimentos regulares). Divida o valor total pelo número de pessoas que participam da economia doméstica, mesmo que não tenham parentesco, crianças e idosos. O resultado final tem que ser igual ou menor que 2 salários mínimos federais.
Grupo familiar – corresponde ao próprio candidato e as pessoas que moram com ele, que usufruam da renda bruta familiar e tenham com o candidato algum grau de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), ou avô(ó).
As inscrições para as Seleções do PSG ocorrem pela Internet, no site do Senac/AP. Leia o edital da seleção no site, depois escolher o curso pretendido e clique para se inscrever online. Será emitido um Comprovante de Candidatura a Vaga, que indicará data e local onde você deve comparecer pessoalmente para a confirmação da inscrição.
Em alguns casos, a inscrição ocorre somente de forma presencial, em local, data e horário informados no edital da seleção do PSG.
Na inscrição online o candidato apenas informa ser de baixa renda e este dado será atestado por ele – ou seu responsável legal – no ato da matrícula, ao assinar uma autodeclaração de renda redigida pelo Senac.
Interessados em vagas em cursos do Senac pelo PSG podem ter acesso ao edital ou fazer a inscrição na unidade do Senac, com auxílio de um atendente da Instituição. Em Macapá e Santana, pessoas sem acesso à Internet ou com dificuldades de acesso podem procurar a Central de Atendimento ao Cliente do Senac.
A inscrição online permite o acesso de vários usuários em tempo real. Questões de ordem técnica como velocidade da internet, agilidade na digitação e ainda cadastro prévio no sistema são diferenciais para a conclusão da inscrição.
No ato da matrícula, o aluno - ou o seu responsável legal - assinará um termo de compromisso, na qual estão definidas as regras a serem cumpridas, bem como as consequências previstas para os casos de desistência sem justificativa. O aluno que abandonar o curso, por exemplo, terá a matrícula cancelada.
Certamente. No Senac o aluno pode ir cada vez mais longe em sua carreira, planejando hoje o que deseja trilhar na sua profissão.
A qualidade sempre está presente nos programas educacionais do Senac, seja em cursos pagos ou nos gratuitos. Será o mesmo conteúdo pedagógico, a mesma carga horária e o mesmo material instrucional. Inclusive, os materiais didáticos, como livros e CDs, e o material de consumo dos cursos serão distribuídos gratuitamente aos alunos que fizerem parte do PSG.
No âmbito da Lei da Aprendizagem, Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.
Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência. Jovens entre 14 e 18 anos têm prioridade.
É importante você saber, primeiramente, que é a empresa que encaminha o aprendiz ao Senac. O processo seletivo para contratação de aprendizes é realizado por empresas parceiras. Depois de formalizado o contrato de trabalho especial, elas encaminham o estudante para fazer matrícula no Programa de Aprendizagem do Senac, que, por sua vez, oferece cursos gratuitos e de qualidade para capacitar o futuro profissional.
O programa tem como objetivo desenvolver competências que ajudem os jovens a ingressar e a se manter no mercado de trabalho. Mas as vantagens não param por aí. O aprendiz também tem papel importante no compromisso social da empresa – que contribui com o cenário econômico do país ao formar mão de obra qualificada.
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos;
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas;
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados.
Sim. Aprendiz tem a carteira assinada, direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, salário mínimo/hora e um contrato de trabalho especial, legislado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O período máximo de vigência do contrato é de dois anos, exceto quando o aprendiz for uma pessoa com deficiência. Neste caso, o contrato poderá ter mais de dois anos.
O jovem aprendiz é submetido a um regime de trabalho especial, que assegura os direitos deste jovem como a educação básica, o lazer e o descanso. Por isso, a jornada de trabalho não deve ser superior a seis horas diárias, permitindo que o jovem tenha uma parte da aprendizagem na empresa (prática) e outra no Senac (formação teórica), respeitando também os horários para a educação básica.
A Lei da Aprendizagem Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. O Senac é uma Instituição formadora na Aprendizagem Profissional Comercial, atendendo aos jovens encaminhados pelas empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Exemplos: restaurantes, hotéis, supermercados, lojas, lanchonetes, farmácias, dentre outros.
Para solicitar vagas no Programa de Aprendizagem do Senac basta entrar em contato pelo e-mail aprendizagem@ap.senac.br ou pelo telefone 3214-4110 e informar o interesse da empresa em contratar aprendizes pelo Senac. Será dado retorno com as informações necessárias para o processo de contratação de acordo com a disponibilidade de vagas.
Não, pois só quem pode contratar aprendizes são as empresas. O empregador dispõe de total liberdade para selecionar o aprendiz, desde que observado o princípio constitucional da igualdade e a vedação a qualquer tipo de discriminação atentatória aos direitos e liberdades fundamentais, bem como a observância aos dispositivos legais pertinentes à aprendizagem e a prioridade conferida aos adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos, além das diretrizes próprias e as especificidades de cada programa de aprendizagem profissional.
O curso de aprendizagem deve ser elaborado com conteúdo e atividades em grau de complexidade progressiva, obedecendo itinerários de conteúdo prefixado, com previsibilidade de começo e fim, não sendo possível a inserção de aprendizes a qualquer tempo, sem prejuízo ao conteúdo programático.
O Senac oferece o Programa de Aprendizagem também a distância, por meio do Portal Senac EAD. Por enquanto, são dois cursos ofertados (Serviços de Vendas e Serviços Administrativos), disponíveis para as empresas localizadas em cidades onde não é possível implantar turmas presenciais. Detalhes na página do Senac EAD.
Para fazer parte do quadro de pessoal do Senac no Amapá é necessário participar de um Processo Seletivo. Quando há vagas a serem preenchidas, a seleção é informada através de Comunicado de Abertura na área Trabalhe Conosco do site Institucional. Nesta mesma área também deverá ser feito todo o acompanhamento do certame.
Não. Por se tratar de uma empresa de direito privado, o Senac realiza Processo Seletivo, que refere-se a uma série de etapas de seleção para preenchimento de vaga, a qual não terá estabilidade garantida.
Também é possível mandar uma mensagem pela área Contato, aqui no site institucional.
É opcional. O cadastro pode ser feito diretamente no site Banco de oportunidades > Empresa ou pessoalmente. Em Macapá, na Assessoria Técnica ou no município Santana na Central de Atendimento da unidade.
Acesse Banco de oportunidades > Cadastro , clique em “Cadastre sua empresa” e preencha o formulário.
Após fazer o login, clique na opção Adicionar Oportunidades e insira as informações necessárias.
Após finalizar o cadastro do anúncio, o Senac fará a liberação dos currículos de acordo com as informações prestadas.
Tão logo seja recebido em nossos sistemas. A liberação é realizada durante o horário comercial, de segunda a sexta.
Nossa equipe entrará em contato para informá-lo por telefone ou e-mail.
Não, é um serviço totalmente gratuito.
Sim, diretamente pelo e-mail bancodeoportunidades@ap.senac.br ou pelo telefone: (96) 3223-8151.
Não. Os candidatos terão acesso somente aos dados da vaga de emprego.
Na área de login, deve-se clicar no botão “Esqueci minha senha” para o recebimento da senha por e-mail. Caso ocorra alguma dificuldade, favor contatar pelo e-mail bancodeoportunidades@ap.senac.br ou pelo telefone: (96) 3223-8151.
Cursos
Acessando a Agenda de Cursos do site, que informa as datas dos próximos cursos com matrículas abertas. Clicando no título de seu interesse, você poderá conferir detalhes como: perfil, período, local, requisitos, valor de investimento, facilidades de pagamento e outras informações importantes.
Se o seu interesse é por cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), acesse o Portal Senac EAD e confira os títulos ofertados para os polos do Amapá.
Se você está interessado (a) em um curso presencial, após acessar no site a Agenda de Cursos e observar o valor do investimento, requisitos e outros detalhes, será a hora de dirigir-se a secretaria da unidade do Senac onde o curso ocorrerá para realizar a matrícula pessoalmente.
Se o seu interesse é por cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), acesse o Portal Senac EAD.
Acesse a área Para Você > Cursos e confira o portfólio completo de cursos do Senac no Amapá. Ao encontrar o curso que procura, veja os detalhes e preencha o campo Estou Interessado e cadastre-se para ser informado pela central de atendimentos quando houver nova turma. Caso não encontre o curso desejado, contate a Central de Atendimentos do Senac/AP pelo telefone 3214-4106 ou e-mail atendimento@ap.senac.br.
Você deve procurar a secretaria da unidade Senac/AP onde ocorreu o curso. Contudo é importante ressaltar que, para cadastro no Banco de Oportunidades, o aluno não precisa esperar o certificado, pois a conclusão do curso poderá ser atestada no sistema de dados do Senac.
Sim, o Senac oferece Educação a Distância (EAD). São cursos livres, cursos técnicos e cursos de pós-graduação lato sensu ofertados para os polos do Amapá. Informações sobre os cursos disponíveis e condições de inscrição, como preço, formas de pagamento e requisitos, podem ser obtidas no Portal Senac EAD. O Amapá é um dos polos da Rede Senac EAD, uma rede nacional coordenada pelos Departamentos Regionais sede: São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Não. Cursos Técnicos e Cursos de Pós-Graduação têm a carga horária dividida entre aulas no ambiente virtual e momentos presenciais, no polo do regional, com a presença de um tutor. Já os Cursos Livres são totalmente online, com aulas no ambiente virtual, onde o aluno tem a flexibilidade e autonomia de estudar de acordo com sua disponibilidade e horário, seguindo os prazos estabelecidos nas informações do curso.
Sim. O Senac/AP possibilita pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino a distância, com momentos presenciais no polo regional. Os cursos de especialização disponíveis nos polos do Amapá podem ser conferidos no Portal Senac EAD e não são totalmente a distância, pois é necessário que o aluno compareça ao polo escolhido uma vez por semestre para realização da avaliação.
Cursos de Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, relativos à educação não formal, com duração variável. São destinados à capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização em todos os níveis de escolaridade. Além do objetivo de qualificar para o trabalho, também se propõem a elevar o nível de escolaridade do trabalhador e desenvolver aptidões para a vida produtiva e social.
São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam um curso técnico. O diploma do curso técnico é expedido para alunos concluintes, que apresentem o documento do Ensino Médio. é preciso verificar o pré-requisito na ficha do curso desejado, pois cada habilitação, qualificação ou especialização requer especificidade com relação à idade e escolaridade mínimas.
Gratuidade
Não. O Senac é uma instituição de educação profissional de direito privado. No entanto, alinhado ao seu objetivo estratégico de promover a inclusão social por meio da formação, o Senac realiza cursos gratuitos para pessoas de baixa renda, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG).
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é uma ação de inclusão social do Senac que disponibiliza vagas gratuitas em cursos da Instituição para pessoas de baixa renda. As vagas são em cursos de Formação Inicial e Continuada (Aprendizagem, Qualificação Profissional, Aperfeiçoamento e Programas Instrumentais) e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Qualificação Técnica e Habilitação Profissional).
O Programa foi criado por meio do Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008, sendo implementado a partir de 2009.
As vagas em cursos do Senac/AP pelo PSG são informadas ao público através de editais, publicados no site institucional periodicamente.
Acesse a área Para Você > Programa Senac de Gratuidade (PSG), onde você encontrará os editais das seleções abertas, nos quais consta a lista de cursos com vagas gratuitas, bem como períodos, locais, requisitos de acesso e documentação exigida.
O PSG foi criado para atender as necessidades da população de baixa renda. Ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal, por pessoa, não ultrapasse dois salários mínimos federais. Poderá se inscrever o candidato que atenda a condição de aluno matriculado ou que concluiu a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. é importante dizer que aos que atenderem as duas condições: aluno e trabalhador serão priorizados.
Sim. Existe uma seleção baseada em critérios que atendem à legislação da educação profissional e aos requisitos de acesso exigidos pelo Senac para ingresso no curso escolhido. A aprovação no processo seletivo obedece os seguintes critérios: ordem de inscrição, baixa renda e apresentação dos documentos exigidos para a matrícula.
As vagas são preenchidas pela ordem de realização da inscrição, até o atingimento do limite de vagas. A ficha de inscrição somente é liberada no site no horário indicado no edital da seleção, garantindo assim que todos tenham acesso somente a partir da mesma hora. As inscrições que ultrapassarem o limite de vagas serão consideradas em lista de espera/cadastro de reserva.
Para chegar à renda familiar per capita (por pessoa), some todas as rendas da família (salários + pensões + aposentadorias + aluguéis + outros rendimentos regulares). Divida o valor total pelo número de pessoas que participam da economia doméstica, mesmo que não tenham parentesco, crianças e idosos. O resultado final tem que ser igual ou menor que 2 salários mínimos federais.
Grupo familiar – corresponde ao próprio candidato e as pessoas que moram com ele, que usufruam da renda bruta familiar e tenham com o candidato algum grau de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), ou avô(ó).
As inscrições para as Seleções do PSG ocorrem pela Internet, no site do Senac/AP. Leia o edital da seleção no site, depois escolher o curso pretendido e clique para se inscrever online. Será emitido um Comprovante de Candidatura a Vaga, que indicará data e local onde você deve comparecer pessoalmente para a confirmação da inscrição.
Em alguns casos, a inscrição ocorre somente de forma presencial, em local, data e horário informados no edital da seleção do PSG.
Na inscrição online o candidato apenas informa ser de baixa renda e este dado será atestado por ele – ou seu responsável legal – no ato da matrícula, ao assinar uma autodeclaração de renda redigida pelo Senac.
Interessados em vagas em cursos do Senac pelo PSG podem ter acesso ao edital ou fazer a inscrição na unidade do Senac, com auxílio de um atendente da Instituição. Em Macapá e Santana, pessoas sem acesso à Internet ou com dificuldades de acesso podem procurar a Central de Atendimento ao Cliente do Senac.
A inscrição online permite o acesso de vários usuários em tempo real. Questões de ordem técnica como velocidade da internet, agilidade na digitação e ainda cadastro prévio no sistema são diferenciais para a conclusão da inscrição.
No ato da matrícula, o aluno - ou o seu responsável legal - assinará um termo de compromisso, na qual estão definidas as regras a serem cumpridas, bem como as consequências previstas para os casos de desistência sem justificativa. O aluno que abandonar o curso, por exemplo, terá a matrícula cancelada.
Certamente. No Senac o aluno pode ir cada vez mais longe em sua carreira, planejando hoje o que deseja trilhar na sua profissão.
A qualidade sempre está presente nos programas educacionais do Senac, seja em cursos pagos ou nos gratuitos. Será o mesmo conteúdo pedagógico, a mesma carga horária e o mesmo material instrucional. Inclusive, os materiais didáticos, como livros e CDs, e o material de consumo dos cursos serão distribuídos gratuitamente aos alunos que fizerem parte do PSG.
Jovem Aprendiz
No âmbito da Lei da Aprendizagem, Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa.
Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência. Jovens entre 14 e 18 anos têm prioridade.
É importante você saber, primeiramente, que é a empresa que encaminha o aprendiz ao Senac. O processo seletivo para contratação de aprendizes é realizado por empresas parceiras. Depois de formalizado o contrato de trabalho especial, elas encaminham o estudante para fazer matrícula no Programa de Aprendizagem do Senac, que, por sua vez, oferece cursos gratuitos e de qualidade para capacitar o futuro profissional.
O programa tem como objetivo desenvolver competências que ajudem os jovens a ingressar e a se manter no mercado de trabalho. Mas as vantagens não param por aí. O aprendiz também tem papel importante no compromisso social da empresa – que contribui com o cenário econômico do país ao formar mão de obra qualificada.
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos;
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas;
Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados.
Sim. Aprendiz tem a carteira assinada, direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, salário mínimo/hora e um contrato de trabalho especial, legislado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O período máximo de vigência do contrato é de dois anos, exceto quando o aprendiz for uma pessoa com deficiência. Neste caso, o contrato poderá ter mais de dois anos.
O jovem aprendiz é submetido a um regime de trabalho especial, que assegura os direitos deste jovem como a educação básica, o lazer e o descanso. Por isso, a jornada de trabalho não deve ser superior a seis horas diárias, permitindo que o jovem tenha uma parte da aprendizagem na empresa (prática) e outra no Senac (formação teórica), respeitando também os horários para a educação básica.
A Lei da Aprendizagem Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. O Senac é uma Instituição formadora na Aprendizagem Profissional Comercial, atendendo aos jovens encaminhados pelas empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Exemplos: restaurantes, hotéis, supermercados, lojas, lanchonetes, farmácias, dentre outros.
Para solicitar vagas no Programa de Aprendizagem do Senac basta entrar em contato pelo e-mail aprendizagem@ap.senac.br ou pelo telefone 3214-4110 e informar o interesse da empresa em contratar aprendizes pelo Senac. Será dado retorno com as informações necessárias para o processo de contratação de acordo com a disponibilidade de vagas.
Não, pois só quem pode contratar aprendizes são as empresas. O empregador dispõe de total liberdade para selecionar o aprendiz, desde que observado o princípio constitucional da igualdade e a vedação a qualquer tipo de discriminação atentatória aos direitos e liberdades fundamentais, bem como a observância aos dispositivos legais pertinentes à aprendizagem e a prioridade conferida aos adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos, além das diretrizes próprias e as especificidades de cada programa de aprendizagem profissional.
O curso de aprendizagem deve ser elaborado com conteúdo e atividades em grau de complexidade progressiva, obedecendo itinerários de conteúdo prefixado, com previsibilidade de começo e fim, não sendo possível a inserção de aprendizes a qualquer tempo, sem prejuízo ao conteúdo programático.
O Senac oferece o Programa de Aprendizagem também a distância, por meio do Portal Senac EAD. Por enquanto, são dois cursos ofertados (Serviços de Vendas e Serviços Administrativos), disponíveis para as empresas localizadas em cidades onde não é possível implantar turmas presenciais. Detalhes na página do Senac EAD.
Trabalhe Conosco
Para fazer parte do quadro de pessoal do Senac no Amapá é necessário participar de um Processo Seletivo. Quando há vagas a serem preenchidas, a seleção é informada através de Comunicado de Abertura na área Trabalhe Conosco do site Institucional. Nesta mesma área também deverá ser feito todo o acompanhamento do certame.
Não. Por se tratar de uma empresa de direito privado, o Senac realiza Processo Seletivo, que refere-se a uma série de etapas de seleção para preenchimento de vaga, a qual não terá estabilidade garantida.
Senac
Também é possível mandar uma mensagem pela área Contato, aqui no site institucional.
Banco de oportunidades
É opcional. O cadastro pode ser feito diretamente no site Banco de oportunidades > Empresa ou pessoalmente. Em Macapá, na Assessoria Técnica ou no município Santana na Central de Atendimento da unidade.
Acesse Banco de oportunidades > Cadastro , clique em “Cadastre sua empresa” e preencha o formulário.
Após fazer o login, clique na opção Adicionar Oportunidades e insira as informações necessárias.
Após finalizar o cadastro do anúncio, o Senac fará a liberação dos currículos de acordo com as informações prestadas.
Tão logo seja recebido em nossos sistemas. A liberação é realizada durante o horário comercial, de segunda a sexta.
Nossa equipe entrará em contato para informá-lo por telefone ou e-mail.
Não, é um serviço totalmente gratuito.
Sim, diretamente pelo e-mail bancodeoportunidades@ap.senac.br ou pelo telefone: (96) 3223-8151.
Não. Os candidatos terão acesso somente aos dados da vaga de emprego.
Na área de login, deve-se clicar no botão “Esqueci minha senha” para o recebimento da senha por e-mail. Caso ocorra alguma dificuldade, favor contatar pelo e-mail bancodeoportunidades@ap.senac.br ou pelo telefone: (96) 3223-8151.